segunda-feira, 7 de maio de 2018

Nova obra fala dos amores e do trágico fim de um herói brasileiro: Santos Dumont

A editora Happer Collins está lançando no Brasil aquela que está sendo considerada a biografia definitiva de um grande inventor e empreendedor brasileiro: Santos Dumont. Escrito pelo jornalista e ensaísta Fernando Jorge, conhecido pelas biografias de Getúlio Vargas (Getúlio Vargas e o seu tempo), Olavo Bilac (Vida e poesia de Olavo Bilac) e o premiadíssimo O Aleijadinho - Sua vida, sua obra, sua época, seu gênio. O livro retrata pontos obscuros de sua tumultuada e interessante vida. Santos Dumont flertou com as mais belas moças da alta sociedade de sua época, mas sempre dizia que não queria deixar uma viúva.

Ele sabia que com sua audácia punha a vida em risco – escapou de diversos acidentes –, mas dizia que “viver sem perigo não é viver”. Fernando Jorge sustenta que Santos Dumont sofria de esclerose múltipla, o que explicaria sua posição ambígua (ora apoiava, ora condenava) diante do uso bélico do avião. O homem que havia conseguido harmonizar “prudência e ousadia” estava com os “nervos destroçados” quando se enforcou no dia 23 de julho de 1932, num hotel no Guarujá. A divulgação de seu ato de desespero foi proibida pelo então governador de São Paulo, Pedro de Toledo: “Não haverá inquérito, Santos Dumont não se suicidou”. 

Santos Dumont foi chamado de “bandeirante dos ares” por Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica. Para o poeta Salomão Jorge, que sugeriu o título do livro ao filho Fernando, Santos Dumont parecia, nas ruas de Petrópolis, “um duende exilado que tivesse feito travessuras nas nuvens”. Filho de Henrique Dumont - “O Rei do Café” -, que distribuiu a fortuna entre os filhos em vida, Santos Dumont trabalhava sem interesse econômico. O que ele mais queria era popularizar a aviação e abriu mão da patente de seus inventos, desde os balões dirigíveis, o 14-bis e o Demoiselle. Quando ganhou o Prêmio Deutsch, doou o dinheiro a operários, mecânicos e a pobres de Paris.  

Fernando Jorge narra neste livro a vida e as obras de Santos Dumont, uma das maiores personalidades da aviação mundial e um herói do imaginário brasileiro. Esta que é a biografia definitiva do inventor mineiro retrata sua trajetória com abrangência e extensa pesquisa, além de um belo projeto gráfico repleto de fotografias históricas. (José Antonio Martinez)


Ouça o podcast aqui:


Nenhum comentário: