sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Divulgada a lista de indicados ao prêmio APCA 2017 de Rádio


O júri de Rádio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), entidade com 61 anos de história, definiu nesta sexta feira os programas e os radialistas que serão indicados para receber o prêmio da categoria, cuja escolha acontecerá em assembleia da associação no dia 11 de dezembro, em São Paulo. Nesta relação estão sendo indicados cerca de 40 artistas e profissionais de comunicação, que concorrerão aos troféus de acordo com sua função, sejam tanto em emissoras de rádio AM e FM, como em produções radiofônicas exclusivamente veiculadas pela internet. Desta vez, serão indicados radialistas em cinco das sete categorias. Os que serão premiados com a "Homenagem Especial" e o "Grande Prêmio da Crítica" serão escolhidos no dia da votação.

Esta é a segunda vez que os membros do júri de Rádio adotam esta lista, que continua no intuito de valorizar ainda mais o trabalho do profissional do meio. A exemplo do ano passado, eles optaram por não ter uma categoria específica para premiar trabalhos na internet, que neste ano tem cinco indicados. Também não haverá o prêmio para conteúdo esportivo, uma vez que o trabalho dos jornalistas deste setor é tão importante quanto o dos demais profissionais de imprensa de outras áreas, na avaliação dos jurados. A entrega dos troféus aos premiados pela APCA nas doze categorias - Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Moda, Música Popular, Música Erudita, Teatro Adulto, Teatro Infantil e Televisão, além de Rádio - deverá acontecer no primeiro semestre de 2018, também na capital paulista.

INDICADOS AO PRÊMIO APCA 2017 NA CATEGORIA RÁDIO

Prêmio Especial do Júri:
Transmissão do "Festival João Rock", ao vivo pelo rádio e pelas redes sociais - 89 FM 
"Quarto Fórum Mitos e Fatos - A Jovem Pan discute a Justiça Brasileira" - Rede Jovem Pan
"Quem Torce com Inteligência Não Tabela Com a Violência", campanha contra a violência nos estádios de futebol - Transamérica Pop
"Música do Bem - Transplante feito de música" - Campanha de doação de órgãos da Jovem Pan FM de Curitiba-PR
"A Nova Brasil tirou o sangue das músicas" - Campanha de doação de sangue da Rede Nova Brasil FM
"Mulheres Caladas", série de comerciais de 30 segundos criada pela agência de publicidade Scala RS para a organização não governamental Themis

Produtor (musical):
Amorim Filho e Expedito Duarte - "Forró Nativa", Nativa FM
Clemente Nascimento - "Filhos da Pátria", Kiss FM
Gilberto Fernandes - "Arquivo Musical", Rádio Bandeirantes
Maurício Valladares - "Ronca Ronca", Rádio Globo
Oswaldo Luiz "Colibri" Vitta - "Hora do Rango", Rádio Brasil Atual
Paulinho Rosa - "Vira e Mexe", USP FM
Rodrigo Barros e Samuel Lago - "Radio Caos Podcast" (www.radiocaos.com.br)
Samuel Canale - "Rock Sem Fronteiras", Kiss FM

Produtor (entretenimento):
Antonio Viviani e Nicola Lauletta - "Voz Off" (www.radiofobia.com.br)
Cido Tavares e Cláudia Lieri - "Interação!", USP FM
Gui Tsubota - "Geek Rock", 89FM
João Carlos Santana - por "Música e Dinheiro" (www.letraselucros.com.br)
Marcelo Duarte - "É Brasil Que Não Acaba Mais", Band News FM

Produtor (jornalismo):
João Barretto* - "De Primeira", Rádio Bandeirantes
Joyce Murasaki* - "CBN Brasil", CBN
Carlos Sílvio - "Paiaiá na Conectados", (www.radioconectados.com.br)
Heloísa Granito - "Via Sampa", USP FM
Letícia Kuratomi - "Jornal Band News, com Ricardo Boechat - 7h30", Band News FM
Lucas Ito - "Jornada Esportiva"*, Transamérica FM
Maurício Bastos - "Futebol à Manivela", Rádio Globo
Silvania Alves - "Jornal Gente" e "O Pulo do Gato", Rádio Bandeirantes

Melhor apresentador:
Dudu Braga - "As Canções Que Você Fez Pra Mim", Nativa FM
Eli Correia - "Que Saudade de Você" (Programa Eli Correia - Rádio Capital)
Júlio Medaglia - "Fim de Tarde", Cultura FM
Luciano Faccioli - "Programa Luciano Faccioli", (www.estacaoi.com.br)
Kaká Siqueira - "Tarde Tropical", Tropical FM
Roberto Canázio - "Revista Rádio Globo", Rádio Globo
Tatiana Vasconcellos - "Estúdio CBN", CBN

Homenagem Especial: ganhador será conhecido no dia da votação

Grande Prêmio da Crítica: também será escolhido pelo júri no dia da eleição

(*) O júri de Rádio da APCA esclarece: “Os nomes não são citados nos sites. Foi assim no caso do João Barretto e o mesmo acontece com a CBN. O que fizemos para acrescentar o nome da produtora do CBN Brasil foi ouvir a ficha técnica no final do programa. Coincidiu de fazermos isso em um período em que a Annie Zannetti - que constava na lista divulgada anteriormente - estava substituindo a titular. Vamos rever esta categoria para o ano que vem. Provavelmente colocaremos os nomes dos programas e quem for o produtor irá receber.”


8 comentários:

Nicola Lauletta disse...

Estamos muito felizes pela indicação (Antonio Viviani, Leo Lopes da Radiofobia e eu), até porque não era esperada. Um reconhecimento nesse nível já é um prêmio. Como esse fato fica registrado nos anais, de alguma forma, peço que corrijam meu nome. Nicola Lauletta (com um "l" só no Nicola e com outro "l" em Lauletta e não retta). Agradeço desde já.

Jaira dos Santos M. dos Santos disse...

Estou feliz pela indicação do Mauricio Bastos da rádio globo com o futebol á manivela, parabéns!!!

Alfredo Mostarda disse...

Essa lista precisa ser atualizada. Pelo menos dois nomes de produtores do jornalismo estão errados. Não adianta nada o dono do blog ficar explicando a diferença entre seguir e continuar se o post é publicado com erro de informação.

Anônimo disse...

A coisa está pior do que eu imaginava. Errou-se até o nome da Nicola Lauletta. Tá difícil, hein?

Marco Antonio Ribeiro disse...

A) Muito obrigado pelas observações, Alfredo Mostarda, as correções já estão sendo feitas e anotadas com um asterisco ao lado do nome correto. Isto não justifica os erros, mas eles aconteceram porque as emissoras simplesmente não identificaram de forma adequada em seus sites oficiais quem são seus profissionais responsáveis pelas produções em questão. Entretanto tais equívocos já foram corrigidos pela APCA, a pedido das próprias rádios, ok?

B) Caro anônimo, parece que a coisa está feia mesmo. Afinal, Nicola Lauletta (e não Lauretta), pertence ao sexo masculino, caso o senhor ainda não tenha ouvido ou visto a página do podcast.

Muito obrigado pela participação de ambos e continuem na sintonia.

Marco Antonio Ribeiro disse...

C) No caso de Nicola Lauletta, o nome foi anotado erroneamente por este redator. Peço à equipe do programa "Voz Off", minhas sinceras desculpas.

Anônimo disse...

Bom que pelo menos o Nicola Lauletta venceu, isso deve diminuir o constrangimento em torno do erro em seu nome.

Marco Antonio Ribeiro disse...

Nota do editor: Quero informar que os produtores do podcast "Voz Off" já entraram em contato com esse blog por email para gradecer a publicação da notícia com as devidas correções de erros de informação aqui eventualmente cometidos, inclusive daquele em que um leitor "anônimo" julga ser o colega Nicola tratar-se de uma mulher.

Embora a referida gafe não tenha sido cometida por esse redator, assumimos a responsabilidade, uma vez que deixamos a critério do leitor se identificar ou não em suas participações. Felizmente a maioria usa essa prerrogativa com bom senso ou quando o motivo do anonimato é justificável. Mas tem sempre um ou dois que o fazem com motivo escuso de denegrir a imagem ou de arranhar a credibilidade deste blog ou ainda de simplesmente aparecer neste espaço de comentários - sem mostrar a cara, claro - com uma "polêmica", que já se provou injustificada. Só podemos lamentar e pedir desculpas aos demais leitores que eventualmente se irritaram com uma discussão tão ridícula quanto improdutiva provocada por esse leitor "anônimo".

Sem mais o que comentar, esperando ter esclarecido os fatos, agradeço a audiência de todos.