segunda-feira, 10 de julho de 2017

Por que somente a Band News FM (ainda) transmite a Fórmula 1?


Ao longo de quase três décadas, a transmissão das corridas de Fórmula 1 alcançava bons índices de audiência às manhãs de domingo das emissoras jornalísticas. O interesse por esse tipo de atração começou com a ascensão dos pilotos brasileiros na categoria no começo da década de 1970 e se acentuou nas décadas seguintes com a conquista de sete títulos mundiais.

Nem a morte de Ayrton Senna em 1994 fez com que o interesse pelo esporte motor caísse. Entretanto o pífio desempenho do Brasil na categoria nos anos subsequentes foi afastando os ouvintes e, logo, os anunciantes. Pouco a pouco, as principais emissoras que faziam uma intensa cobertura do esporte, simplesmente pararam de fazê-lo.

Por sorte, a grupo Band Rádios manteve essa tradição. A Band News FM é a única rede de rádio que ainda transmite a Fórmula 1 aos domingos. Não há evidências de que esteja dando prejuízo comercialmente. Como é a única que faz isso - com participações esporádicas da Rádio Bandeirantes - os anunciantes do segmento levam vantagem. 

O que não se entende é porque a Jovem Pan - uma das pioneiras nas corridas de Fórmula 1 no rádio - e a tão badalada Nova Rádio Globo não voltam a investir no "Circo da Fórmula 1". Será que a modalidade esportiva não interessa ao novo projeto jornalístico da Pan? Será que o ouvinte-amante do esporte-motor também não interessa à emissora "sediada" nos Estúdios Globo (antigo Projac da Rede Globo)? É possível que, neste último caso, o Sistema Globo de Rádio tema que suas emissora - inclusive a CBN - façam concorrência à narração do senhor Galvão Bueno. Será? Vai saber, né? 

Há quem diga que algumas praças não se entusiasmam em acompanhar corridas pelo rádio, como dizem ser o caso do Rio de Janeiro. Mas não creio nisso muito embora grande parte da audiência seja paulista nesses casos. E o que acontece em no rádio de São Paulo acaba repercutindo em quase todo o país.

De qualquer forma, seria salutar que mais emissoras voltassem a transmitir as provas do automobilismo. O mercado radiofônico e os ouvintes agradecem.

Ouça a Band News FM no seu aparelho android:

Nenhum comentário: