segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dos arquivos sonoros: uma entrevista com Maurício Pereira

Outra das grandes entrevistas realizada pela Rádio Onze foi com o cantor e compositor Maurício Pereira, no final do ano de 1996. Por mais de duas horas, Maurício falou (e como falou) sobre diversos aspectos de sua carreira na época. Detalhe: ele estava resfriado no dia em que visitou os estúdios da emissora, que ficavam na Av. São João, 2044.

Na ocasião, Maurício estava colhendo os frutos de ser o primeiro artista brasileiro a ter seu show ao vivo transmitido pela internet. Esse feito colocou seu nome no Guiness Book of Records. No player abaixo, ele contou como foi a experência.




Poucos sabem ou se dão conta, mas Maurício Pereira é jornalista de formação. Na sequência, ele conta um pouco de suas experiências profissionais, algumas delas ligadas ao rádio.



Um de seus empregos como jornalista facilitou (e muito) a criação de um dos seus projetos musicais mais conhecidos: Os Mulheres Negras. Saiba como tudo se deu, clicando no player abaixo.



Formada em parceria com Andre Abujamra, o duo Os Mulheres Negras existiu entre 1985 e 1991, gravando dois discos, ambos lançados pela Warner. As músicas mais conhecidas são Sub e Só Tetelé. No player abaixo, Maurício fala sobre os motivos que fizeram com que cada um fosse para seu lado, em termos profissionais.



Apesar de fazer um trabalho voltado para o pop experimental, o nome Mulheres Negras causava, as vezes, um certo ruído na comunicação. Maurício conta um caso em que isso aconteu na prática.




Uma das características de Maurício é falar, sem rodeios, sobre todos os assuntos. Durante a entrevista, ele comentou sobre a prática do jabá (ou, segundo suas próprias palavras, a emissora de rádio receber suborno para tocar determinado artista). Ouvindo sua fala (basta clicar o play), é perceptível que pouca coisa mudou nesse sentido.



Para terminar, Maurício Pereira falou sobre sua relação com o veículo rádio. Conta de seu passado como ouvinte da Rádio Bandeirantes e fã de programas antigos como O Trabuco e Patrulha Bandeirantes. Diz que teve um rádio portátil da marca Sanyo que o acompanhava em viagens, em especial quando foi à Inglaterra. Confira, a seguir.



Para saber o que Maurício Pereira anda fazendo atualmente, visite seu site: http://www.mauriciopereira.com.br/

Abaixo recordamos Só Tetelé, que foi um dos primeiros clipes da MTV Brasil.




E um vídeo de seu trabalho mais recente, Carnaval Turbilhão

Nenhum comentário: